REGULAMENTO DA COMPETIÇÃO PONTE DE MACARRÃO

EDITAL 02/2014 - REGULAMENTO DA I COMPETIÇÃO PONTE DE MACARRÃO DA SEMANA ACADÊMICA DE ENGENHARIA CIVIL


            O Centro Acadêmico de Engenharia Civil do Campus Toledo da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, pela comissão organizadora da II Semana Acadêmica de Engenharia Civil, torna público que estão abertas, de acordo com o que estabelece o presente Edital, as inscrições para a I competição Ponte de Macarrão da Semana Acadêmica de Engenharia Civil do Campus Toledo da UTFPR.

CAPÍTULO I
DOS OBJETIVOS

Art. 1° Promover, entre os estudantes, o espírito de integração, respeito mútuo e colaboração na UTFPR – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, motivando a participação de todos em Eventos Científicos com fins formativos e educativos.

Art. 2° Incentivar a participação de estudantes em Eventos organizados pela CAECI e UTFPR e divulgá-los em todos os Campi.

Art. 3° Propiciar a oportunidade para o surgimento de novos talentos na área acadêmica e motivá-los a continuar o seu desenvolvimento pessoal e acadêmico.

Art. 4° Aplicar conhecimentos básicos de Estática e Resistência dos Materiais para resolver problemas de Engenharia.

Art. 5º Projetar Sistemas estruturais simples.

Art. 6º Colocar em prática o que é estudado e abordado dentro das salas de aula.

CAPÍTULO II
DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

Art. 7° Este regulamento é o conjunto das disposições que regem a competição de Ponte de Macarrão da Semana Acadêmica de Engenharia Civil que ocorrerá nos dias 15, 16 e 17 outubro de 2014 na cidade de Toledo.

Art. 8° Os estudantes que participarem da competição serão considerados conhecedores deste regulamento, no que diz respeito aos seus direitos e obrigações.

Art. 9º O vencedor da competição, cujas regras estão estabelecidas nesse edital, fica ciente em ceder os direitos autorais  e imagem de sua criação para a Comissão Organizadora do Evento.

Art. 10º A tarefa proposta é a construção e o teste de carga de uma ponte treliçada, utilizando macarrão do tipo espaguete e cola, conforme especificado no regulamento do concurso. A ponte deve ser capaz de vencer um vão livre de 1 m, com peso máximo de 750 g.

CAPÍTULO III
DAS EQUIPES

Art. 11° O trabalho deverá ser realizado em grupos formados por acadêmicos, regularmente matriculados em sua respectiva universidade, com o número máximo de 4 (quatro) integrantes por grupo.

§ 1º O concurso será dividido em duas categorias, do primeiro ao quarto período (Categoria A), quinto ao décimo período (Categoria B).
§ 2º Todos os integrantes do grupo deverão estar dentro da mesma categoria.
Parágrafo único: Só poderá concorrer a premiação os acadêmicos que estiverem inscritos na Semana Acadêmica

CAPÍTULO IV
DAS NORMAS PARA CONSTRUÇÃO DA PONTE

Art. 12º A ponte deverá ser indivisível, de tal forma que partes móveis ou encaixáveis não serão admitidas.

Art. 13º O peso da ponte, considerando espaguete e as colas utilizadas não poderá ser superior a 750 g.

Art. 14º No limite de peso prescrito (750 g), não serão considerados o peso do mecanismo de apoio fixado nas extremidades da ponte (descrito no Art. 21), nem o peso da barra de aço para fixação da carga (descrito no Art. 20), que serão estimados em 150 g.

Art. 15º A ponte deverá vencer um vão livre de 1 metro, estando apoiadas livremente nas duas extremidades e deve prolongar-se até 5 (cinco) cm de comprimento em cada bloco de apoio.

Art. 16º A ponte deverá ser construída utilizando apenas massa do tipo espaguete número 7 (Diâmetro médio de 1.8 mm e comprimento médio de cada fio de 25.4 cm) e colas epóxi e do tipo resina. Será admitida também a utilização de cola quente em pistola para a união das barras nos nós.

Art. 17º A ponte poderá receber revestimento ou pintura com as colas permitidas.

Art. 18º A ponte deverá ter uma largura mínima de 5 cm e máxima de 20 cm, ao longo de todo seu comprimento.

Art. 19º A altura máxima da ponte, medida verticalmente desde seu ponto mais baixo até o seu ponto mais alto, não deverá ultrapassar 50 cm.

Art. 20º Para que possa ser realizado o teste de carga da ponte, ela deverá ter fixada na região correspondente ao centro do vão livre, no sentido transversal ao seu comprimento e no mesmo nível das extremidades apoiadas, uma barra de aço de construção de 8 mm de diâmetro e de comprimento igual à largura da ponte. A carga aplicada será transmitida à ponte através desta barra (figura 1).

Figura 1 - Barra de Aço

Art. 21º Na parte inferior de cada extremidade da ponte deverá ser fixado um tubo de PVC para água fria de ½” de diâmetro e 20 cm de comprimento para facilitar o apoio destas extremidades sobre as faces superiores (planas e horizontais) de dois blocos colocados no mesmo nível.

§ 1º Não será permitido nenhum outro apoio se não o com os tubos de PVC no comprimento total da ponte.

CAPÍTULO V
NORMAS PARA A APRESENTAÇÃO DAS PONTES

Art. 23° Cada grupo deverá entregar sua ponte já construída, acondicionada em uma caixa de papelão. A data de entrega das pontes será no dia 16 de outubro de 2014 das 13h30 horas ás 15h, em local estabelecido pela organização.
§ 1º - As equipes devem entregar a ficha de inscrição (ANEXO 1) até o dia 03 de outubro. A entrega deve ser feita por e-mail (civilutfprtd@gmail.com) ou para os acadêmicos Pedro Bonfim Segobia (45 99283166) ou Gabriel Felipe Schone (45 99489278).

Art. 24º No momento da entrega de cada ponte, membros da comissão de fiscalização da competição procederão à pesagem e medição da ponte e à verificação do cumprimento das prescrições deste regulamento.

CAPÍTULO V
NORMAS PARA A REALIZAÇÃO DOS TESTES DE CARGA

Art. 25º Os testes acontecerão de forma publica no dia 16 de outubro, em local a ser divulgado pela Organização do Evento.

Art. 26º Os pesos e mecanismos serão providenciados pela Organização do Evento.

Art. 27º O grupo será responsável por colocar as cargas na sua ponte durante o teste.
§ 1º A cada nova inserção de carga será dado 10s para a ponte resistir a novidade de carga, após isso será computado o novo peso. Caso a ponte venha romper antes dos 10s, será computado para a pontuação final o peso imediatamente anterior.

CAPÍTULO VI
PREMIAÇÃO

Art. 28º Será considerada vencedora a ponte que estiver dentro dos padrões estabelecidos por este edital e resistir a mais peso até seu rompimento total.

Art. 29º A premiação será dada ao primeiro colocado de cada categoria.



CAPÍTULO VII
DISPOSIÇÕES FINAIS E TRANSITÓRIAS

Art. 30º Caso não haja inscrito em alguma categoria, a comissão organizadora poderá fazer uma nova distribuição de períodos.

Art. 31º Casos omissos neste edital poderá ser resolvidos pela Comissão Organizadora do evento.

Toledo, 25 de julho de 2014.



Pedro Bonfim Segobia
Presidente do Centro Acadêmico de Engenharia Civil


Gabriel Felipe Schone
Secretário Gral do Centro Acadêmico de Engenharia














CAMPUS TOLEDO


ANEXO 1
Inscrição para o Concurso Ponte de Macarrão

Inscrição*:
*uso exclusivo da organização

Nome da equipe:
Categoria: [  ] A (1º, 2º, 3º e 4º período)         [  ] (5º, 6º, 7º, 8º, 9º e 10º período)

Integrantes
Nome 1:
RA:
Universidade:
Curso:
Período:
Nome 2:
RA:
Universidade:
Curso:
Período:
Nome 3:
RA:
Universidade:
Curso:
Período:
Nome 4:
RA:
Universidade:
Curso:
Período:

Estamos cientes das disposições do edital do concurso.


Toledo – PR, ___ de ________________ de 2014.



_________________________
Assinatura**
Membro da Equipe


**no caso de entrega pelo e-mail fica dispensada a assinatura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário