Saiba como publicar um artigo científico durante a graduação


As publicações são feitas emrevistas científicas classificadas por área e podem ser da Universidade (curso ou departamento), nacionais ou internacionais. Na UTFPR, por exemplo, a Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia, do Câmpus Medianeira, é semestral e publica artigos científicos elaborados por pesquisadores de várias áreas do conhecimento, como Ciências Exatas e da Terra, Ciências Agrárias, Ciências Humanas, Ciências Sociais e Engenharias. Em sua maioria, as revistas são classificadas pelo Qualis, conjunto de procedimentos utilizados pela Capes para avaliar a qualidade desses veículos.
Veja a seguir uma lista de algumas revistas eletrônicas que aceitam trabalhos de iniciação científica:
  • ICCEEg Revista Jr de Iniciação Científica em Ciências Exatas e Engenharia – destinada à publicação de artigos escritos por acadêmicos de cursos ligados as ciências exatas e engenharia, de acesso livre.
  • Iniciação Científica Cesumar - Centro Universitário de Maringá – multidisciplinar, destina-se, prioritariamente, à publicação de artigos originais produzidos por discentes e orientadores vinculados aos programas de iniciação científica do Cesumar e de outras Instituições de Ensino Superior localizadas no país e no exterior.
  • Revista Eletrônica e Iniciação Científica - Sociedade Brasileira de Computação – trabalhos de graduação ligados a computação.
  • Revista Anagrama - Universidade São Paulo (USP) – temas relacionados à mídia, imprensa e comunicação social a partir de uma ótica interdisciplinar. A principal meta é divulgar a produção acadêmica dos graduandos de qualquer área do conhecimento.
  • REDIGE - Revista Design, Inovação e Gestão Estratégica – artigos que abordem questões de interesse estratégico para o desenvolvimento da cadeia têxtil, de confecção e de suas interseções com outras atividades econômicas e industriais.
Procure escolher o periódico que melhor se ajusta ao tema que abordará. Assim que tiver escolhido a revista em que pretende publicar, deve-se acessar o site da mesma para consultar as normas de preparação do artigo, pois cada periódico tem regras específicas. Normalmente, como os alunos ainda estão na graduação, as revistas exigem o nome do orientador como co-autor.
Com o trabalho desenvolvido e nas normas da revista, o próximo passo é encaminhá-lo para o editor-chefe para avaliação dos revisores, que apontarão correções a serem feitas, caso o artigo seja aprovado pra publicação. Dependendo da revista, esse processo pode chegar a demorar um ano. Após ter corrigido conforme solicitarem, o artigo será devolvido e finalmente publicado.
Existe, ainda, a possibilidade de apresentar em congressos, simpósios, seminários e outros eventos da área ou em programas de iniciação científica, como os da CNPq. Essas experiências podem ser registradas no Currículo Lattes.
Direção de Pesquisa, Extensão, Idéias e Inovações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário